HCB recebe adultos com Covid-19

26/04/2021

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) disponibiliza 10 leitos de cuidados intensivos para o atendimento de adultos diagnosticados com Covid-19 – os pacientes não têm restrição de idade, peso ou altura e são encaminhados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Além destes, o HCB conta com 10 leitos de UTI para casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em crianças – mantendo outros 38 leitos de UTI pediátrica para casos de outras doenças.

Segundo o superintendente executivo do Hospital, Renilson Rehem, os leitos para adultos – ativados na quarta-feira (14/04/2021) – são uma forma de colaborar com a rede pública durante a pandemia. “Estamos vivendo uma situação de guerra, com milhares de pessoas morrendo por dia no Brasil; no Distrito Federal, também temos muitas pessoas na fila. Esta ajuda que estamos dando à Secretaria é de 10 leitos, mas eles já significam uma oportunidade de ajudar a salvar a vida de alguém”, afirma Rehem. Os pacientes, encaminhados ao HCB pela SES/DF, são transferidos para outras unidades da rede pública de saúde do DF quando deixam de precisar de terapia intensiva.

Antônio Gonçalves, 52 anos, foi um dos adultos atendidos no Hospital. Morador de Planaltina de Goiás e pastor da Igreja Ágape do Brasil, ele foi diagnosticado e internado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) – onde precisou ser entubado e encaminhado ao HCB. “Ele ficou no Hospital da Criança de Brasília por uns seis dias, foi extubado lá, e agora voltou para o HRAN”, conta a esposa de Antônio, Camila Gonçalves.

Ela afirma que não se surpreendeu quando o marido foi encaminhado a um hospital pediátrico: “Não tive preocupações, porque as informações que eu tinha eram de que esse era o melhor; tenho certeza que ele foi muito bem atendido”. No HCB, Antônio passou por fisioterapia; já voltou a caminhar, comer e falar, embora ainda esteja um pouco rouco. “Agora ele está melhorando, só quero que volte logo para casa”, diz Camila.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Como o HCB é voltado, originalmente, ao cuidado pediátrico, foram realizadas contratações emergenciais visando o atendimento de adultos – a nova equipe é formada por 45 profissionais (entre médicos, fisioterapeutas e equipe de enfermagem) e coordenada pelo médico intensivista Rubens Ribeiro. O médico explica que, desde que a ala Leão Marinho foi destinada a adultos, 10 pacientes já passaram por ela. “Foi feita uma checagem para adequação às situações de atendimento de adultos; também formulamos um manual de procedimentos assistenciais voltados a esses pacientes e estabelecemos o uso racional de nossos recursos”, afirma Ribeiro.

Os leitos para adultos se localizam na ala Leão Marinho, criada especialmente durante a pandemia: com acesso separado da entrada do HCB e quartos individuais, ela permite o isolamento dos pacientes diagnosticados com Covid-19. A ala, que antes recebia crianças com a doença, passou a atender maiores de 18 anos na quarta-feira (14/04/2021). Os 10 leitos de UTI pediátrica foram transferidos para a ala Peixe, dentro do Hospital, que também permite o isolamento e tem o acesso restrito.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke